Abram-se as
cortinas do palco que a peça já vai começar. Os atores, protagonistas e
coadjuvantes, esperam, ansiosamente, nos bastidores o início da encenação. O
público também aguarda o desenrolar da narrativa cênica. Muitas interrogações
ficam no ar, notadamente, no que concerne ao tropo da linguagem a ser
teatralizada: será uma peça cômica ou trágica? Quem será o mocinho e o vilão? E
o final, será do tipo “e foram felizes
para sempre” ou meio shakeaspereano?
Abertas as cortinas,
os atores e atrizes dão início a teatralização do poder, para lembrar George
Balandier. E o público acompanha, interage, se divide, reage, dando sinais de
não passividade diante da cena. Todos percebem que a peça é trágica, que tem
morte, tem sangue, tem herói e tem vilão, para todos os gostos.
Primeira cena.
Era o dia 26 de julho de 1930. João Pessoa, um dos atores principais, na época
Presidente da Paraíba, resolveu tomar seu automóvel e viajar até Recife. A
capital pernambucana se encontrava em chamas, reduto de perrepistas, na qual se
encontrava João Dantas, outro ator principal da trama, ambos inimigos
políticos, senão pessoal.
Antes da
viagem, a Polícia Militar da Paraíba invadiu o apartamento de Dantas e arrombou
o cofre particular do mesmo retirando cartas de amor trocadas entre ele e a
professora Anayde Beiriz. Sabendo disso, João Dantas ficou ainda mais furioso e
quando viu em manchete do Jornal do Comércio a notícia da presença de João
Pessoa no Recife, não pensou duas vezes.
Encaminhou-se
na busca de seu inimigo e o encontrou na Confeitaria Glória a palestrar e tomar
café ou chá com amigos. Dantas saca a arma e desfecha tiros mortais sobre o
peito do presidente da Paraíba. Nesse momento, acabavam de chegar ao recinto
seu cunhado Augusto Moreira Caldas e a noiva Anayde
Beiriz. João Dantas ao sair correndo foi também acertado com uma bala na
testa disparada pelo chofer de João Pessoa, nada grave, pois pegou apenas de
raspão. Ele e o cunhado, também acusado de fazer parte de um complô para assassinar
o presidente paraibano, foram presos na casa de detenção do Recife.
Segunda cena. Nesse
momento o público reage demasiadamente. As reações também são diversificadas,
pois os papéis de herói e vilão variam de acordo com as identificações dos
consumidores da trama para com os personagens dela constituintes. Esse público
não representa apenas o papel de expectadores passivos, não obstante ocupar
lugares secundários é parte integrante do grande teatro do poder como sujeitos
ativos da história, com interesses próprios, mesmo quando defende o líder.
Encenada a
primeira tragédia, os tiros no presidente, o encadeamento da narrativa é
representada em vários palcos. Congeminam-se pelos recantos do Brasil vários
quadros cênicos com atores locais, porem, todos interligados a cena principal
que ocorreu no Recife, cujos desdobramentos maiores ocorrerão na Parahyba do
Norte. Entre os exemplos mais elementares dessa fragmentação teatral, consta o
palco de Princesa Izabel com Zé Pereira lutando contra João Pessoa, agora
morto. Fim da Guerra de Princesa, Zé Pereira sai da condição de ator principal
de seu reduto local e passa a representar o papel de refugiado em solo
pernambucano, tendo, inclusive, que mudar de nome.
Por falar em
Pernambuco, é preciso observar como andam as encenações por lá. Vários palcos
precisam ser vistos. Todos, me parecem, encenando tragédia. Na casa de
detenção, João Dantas e Augusto Caldas, são ameaçados de morte pela multidão de
atores liberais insatisfeitos com a morte de vosso herói da história (João
Pessoa). No palácio, Estácio Coimbra, presidente do Estado e perrepista que era,
temia a revolução, ao passo que João Pessoa de Queiroz, rico comerciante e
primo do falecido presidente paraibano, adversário, inclusive, teve que deixar
seu palacete na “Veneza brasileira” para se refugiar na verdadeira Europa, mais
precisamente em Paris.
Em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, estados
emblemáticos da Aliança Liberal, os atores que haviam perdido as eleições em
março de 1930 reacendiam as esperanças de descer do palco estadual e subir no
palco nacional do Catete. A tragédia da Confeitaria Glória, imediatamente,
articulou uma rede de interesses, alguns deles, ao que parece, meio
adormecidos, mas que, com o sangue de João Pessoa, rapidamente transformando o
homem em mito pelas mãos de outros homens, o sonho do poder parecia mais
próximo de se tornar realidade. É tanto que no Rio de Janeiro o presidente
Washington Luis, personagem assustado com um novo palanque dos liberais, temia
que um cadáver transformado em mártir lhe usurpasse o poder.
Concomitantemente,
esses vários palcos dialogavam com o palco central, digo central, no sentido
paraibano, pelo menos provisoriamente, diria até 3 de outubro. Essa linearidade
só é posta aqui para focar a dinâmica das ações e reações desenroladas na
Paraíba entre o 26 de julho (assassinato de João Pessoa) e o 3 de outubro (a
tomada do 22 B.C). Não quero, com isso, diminuir o sentido de palco central da
trama na Paraíba posterior a essa data, nem omitir a variação do palco central
que se deslocava conforme a mobilidade cívico/religiosa de uma verdadeira
procissão acompanhando o corpo do presidente João Pessoa. Ou seja, é preciso
tratar a questão pelo prisma da complexidade, observando os deslocamentos e
sentidos que vão sendo elaborados em torno do que é palco central, para isso é
necessário chamar o contexto histórico que deve ser dialeticamente pensado.
Nesse quadro,
o teatro político reserva os preparativos para uma cena, talvez, inesperada por
parte da multidão de atores secundários tendo em vista que a mesma vai ser
representada nas caladas da noite e no silêncio da cidade quase adormecida.
É preciso
buscar legitimidade para essa cena também trágica. É preciso criar uma imagem
mítica com demasiado apego à emoção e fácil penetração no meio do grande
público que nesse momento nem é mais público expectador nem protagonistas da
peça. Esse público/ator é maioria, portanto, é ele que pode respaldar o texto
escrito apoiando o direcionamento que vai tomando corpo nas práticas culturais
dos autores/atores.
Quem escreve a
peça também atua nela na qualidade de ator. José Américo, Antenor Navarro, Odon
Bezerra, Argemiro de Figueiredo, Generino Maciel, além de outras figuras de
proa da Aliança Liberal, fazem parte do que estou afirmando. Comandam o palco
principal. Mudam nomes de ruas. Mudam o
nome da capital da Paraíba. Mudam a Bandeira da Paraíba. Criam um hino para
João Pessoa. Materializam, em livros, a versão oficial da história. Erguem
monumentos a João Pessoa. Inventam um feriado do 26 de julho para celebrar o
herói.
Esse herói
precisa ser reconhecido como tal. Para tanto, os liberais encenam uma
verdadeira procissão cívica com o cadáver do presidente à frente, martirizado e
cristianizado nas práticas e nos discursos. Saem da Paraíba, em um navio, em
direção ao Rio de Janeiro, fazendo paradas de porto em porto das capitais que
ficam no meio desse trajeto, reerguendo o palanque político da Aliança Liberal
com o vice de Getúlio, morto, a “pedir votos”, indiretamente, contra o esquema
paulista cateteano. Na Praça Mauá, no Rio de Janeiro,
Pinheiro Chagas falou em nome do estado de Minas Gerais, enquanto o ator
político Maurício Lacerda encenou seu texto, representando o estado do Rio de
Janeiro, no seguinte teor:
Cidadãos! Mirai este esquife! Morrei por este homem que por
vós morreu. Ajoelhem-se e deixem passar o cadáver deste Cristo do civismo!
E ergam-se, depois, para ajustar contas com os Judas que o traíram.
(Grifos nossos).
Enquanto os
autores/atores liberais construíam representações do bem, heroicizando João
Pessoa pelos quatro cantos do Brasil, os perrepistas fugiam, se escondiam da
fúria dos liberais, por estes, representados como o mal, o Judas do “Cristo
presidente”.
Sepultado,
este continuava adorado como santo em altar. Aliás, para ele foi erguido um, intitulado
Altar da Pátria, diante do qual os diversos segmentos sociais deveriam passar e
adorar. A título de exemplo, veja o que falou um ator:
Um bandido covarde fez um santo
E muita gente vai se admirar,
Porém o Caso de João Pessoa
Bem analysado é fácil de explicar.
(...)
João Pessoa é hoje para mim um santo
A quem eu não me canso de adorar,
Já não precizo freqüentar igrejas
Por que tenho aqui este santo e seu
altar.
O Christo foi justo e sacrificou-se
Para salvar a humanidade inteira,
João Pessôa morreu com Christo
Pela salvação da raça brasileira.
Hoje imploro a Deus a sua piedade
Para nossa Pátria que é muito bôa,
Não essa Pátria de Seu Zé Pereira
E sim a Pátria de João Pessôa.
Para provar quanto adoro a este santo
Deixo escripto nestes versos a minha
fé,
Desculpe-me a falta de grammática
Pois eu não sou literato, e sim,
chauffeur.
(Arquivo Privado de João Pessoa, IHGP).
Uma atriz
liberal, em seu texto teatral, se refere a milagres operados por João Pessoa,
cujo texto vale a pena remeter:
Um milagre de João Pessoa
Esteve hontem em nosso Gabinete redaccional a velhinha Maria Lyra
que nos contou o seguinte:
Que dois filhos seus incorporaram-se ás tropas
revolucionárias; um no 22 B.C. actualmente na Bahia, o outro no 8 B.C. de Porto
Alegre.
De alguns dias para cá as notícias escassearam e os boatos
começaram a chegar-lhe aos ouvidos de que os dois rapazes já não viviam.
Contrariada e ferida no âmago coração de mãe, ella fizera
piedosas prece diante da effigie sagrada do immortal João Pessôa, para que lhe
chegasse notícias dos seus filhos.
Dois dias depois ella recebia carta e telegramma dos dois
entes queridos.
(Jornal Correio da Manhã, 8 nov. 1930)
Enquanto João
Pessoa era cultuado como santo, adorado em altar e obrando milagre, algumas
cenas eram representadas em um palco nada público e apenas por atores
protagonistas. Trata-se de uma casa na Praia de Tambaú, onde se escondera um
baluarte do teatro político do movimento de 1930: o tenente Juarez Távora. Por
ironia do destino, o mesmo que fora julgado e punido quando João Pessoa era
ministro do Superior Tribunal Militar. Com ele, alguns liberais como José
Américo, planejavam o assalto ao poder instituído.
Foi o que
ocorreu na madrugada de 3 para 4 de outubro, ainda com o sangue quente de João
Pessoa escorrendo por solos paraibanos. Sob a mística desse sangue, outros
acabaram sendo derramados, no trágico ano de 1930.
Mais um quadro
de tragédia estaria sendo teatralizado naquela madrugada. Sem atores populares
e com texto afinado apenas na ponta da língua dos protagonistas, o 22º Batalhão
de Caçadores fora invadido por estes que, de assalto, venceram os militares do
exército inclusive, matando o general Lavanere Wanderley.
Vitória no palco
paraibano, explosão de movimentos por outros palcos estaduais, a exemplo do Rio
Grande do Sul e de Pernambuco. Neste, ocorreu mais uma cena trágica, a morte
dos dois presos da casa de detenção do Recife: João Dantas e Augusto Moreira
Caldas, sem falar no suicídio da noiva de Dantas, Anayde Beiriz.
Os atores
liberais construíram uma retórica de suicídio para as cenas da casa de detenção
do Recife. Tentavam, por todos os meios institucionais, repetir esse texto,
construir uma verdade absoluta para uma versão oficial. Enquanto isso, os
personagens perrepistas, cuja trama não mais comandava, eram representados como
os vilões da história, por isso, derrotados no plano material, simbólico e
humano. Mas não calaram totalmente. Joaquim Moreira Caldas, irmão de Augusto,
este preso ao lado de Dantas, tentou escrever sua versão. Até conseguiu. Em
1934, publicou o texto Por que João
Dantas assassinou João Pessoa, porém, circulou na clandestinidade e
funcionou na marginalidade da memória enquadrada. Em vez de suicídio, aqui é a
versão de vingança que prevalece. Dantas e Caldas foram assassinados,
trucidados, sangrados vivos, com participação de Joaquim Pessoa e Luis de Góis.
Outra cena
trágica ocorreu no Rio de Janeiro. João Suassuna, na época deputado federal,
fora morto no meio da rua, por um pistoleiro que, na visão perrepista, vingavam
a morte de João Pessoa.
Assim, em meio
a sangue, ódio, luta, guerra, amor, querelas políticas, ocorreu uma peça de
teatro polêmica e controvertida. O fim? Em 24 de outubro, os liberais depõem o
presidente Washington Luis por meio de uma “revolução” que, sacralizada no seu
conteúdo e cristianizada na santificação de João Pessoa, procura legitimação
para o Estado Nacional autoritário que emerge daquela conjuntura, sob o comando
do gaúcho Getúlio Vargas.
E a peça
continua. Fecham-se as cortinas para o primeiro quadro. Outros virão, cujas
cenas ficarão para outras exibições.
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